domingo, 24 de outubro de 2010

SELECIONADOS 15º FECATE

Fecate divulga os selecionados para o 15 º Festival Catarinense de Teatro

A Federação Catarinense de Teatro (Fecate) divulga neste domingo (24/10) os 12 espetáculos selecionados para o 15º Festival Catarinense de Teatro. O evento será realizado em Brusque, de 16 a 21 de novembro, tendo como palco as ruas, praças, teatros e auditórios da cidade. A realização do festival é da Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Fundação Cultural e Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Funcultural, da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte e apoio do SESC Santa Catarina.

A seletiva deste ano contou com a participação de 31 grupos responsáveis pela inscrição de 35 trabalhos. A curadoria do festival ficou a cargo do ator Cássio Fernando Correia, de Joinville (SC), a atriz e produtora Deborah Finocchiaro, de Porto Alegre (RS) e o ator e diretor Jairo Maciel, de São Paulo (SP).

Além dos critérios de aprovação da inscrição, os espetáculos foram avaliados pela curadoria sob os critérios de excelência artística e diversidade de linguagem. “Os grupos que irão participar deste festival apresentam espetáculos nos mais diferentes modos de linguagem, desde o teatro de bonecos até as peças de rua, são produções para todas as idades”, explica Cássio Correia.

Participam nesta edição do festival sete espetáculos adultos – A vida como ela é (Teatro Sim porque não), Viandeiros (Luis Canoa Grupo Alkmico), Crimes Delicados (Grupo Teatral Acontecendo por Aí), Pequeno Inventário de Impropriedades (Tespis Cia de Teatro), Dois Perdidos numa Noite Suja (La Trama e Rústico Cia Teatral), Entardecer (Dionisos Teatro), Baião de Dois (Grupo de Pesquisa Teatral Panacéia). Também foram selecionados dois espetáculos de rua (Formas de Brincar do Erro Grupo e Fulaninha e dona Coisa da Traço Cia de Teatro) e três espetáculos de bonecos e formas animadas (Um Príncipe chamado Exupery da Cia Mútua, O Patinho Feio do Grupo GATS e Tem xente uma feiz da Cia Alma Livre).

Todos os espetáculos selecionados são inéditos no Festival Catarinense de Teatro. Dos grupos que participaram do 14º Fecate, em 2009, apenas três foram selecionados para esta edição. O curador de São Paulo Jairo Maciel destaca ainda a qualidade das peças inscritas, “muitos destes trabalhos deveriam ser reconhecidos nacionalmente para mostrar o talento artístico catarinense”. O reconhecimento dos trabalhos e a não participação de muitos grupos no festival foi comentada pela curadora Deborah Finocchiaro. “Faltam políticas públicas para o desenvolvimento e a profissionalização do teatro em algumas cidades do Estado, por isso, muitos grupos e companhias acabam de ficando de fora de festivais e mostras”, conclui a atriz e produtora gaúcha.

Festival apresenta espetáculos nacionais

A programação do 15º Festival Catarinense de Teatro apresentará vinte e dois espetáculos, sendo doze espetáculos catarinenses e dois espetáculos nacionais na Mostra Oficial, além das oito peças, que ainda serão selecionadas para Mostra Teatro Escola/Empresa e apresentadas em escolas e empresas de Brusque.

A Cia. Razões Inversas de São Paulo (SP) abre o 15º Fecate com o espetáculo “Agreste”, uma fábula sobre a ignorância, preconceito e amor incondicional de um casal em meio à seca. A peça foi criada há 20 anos pelo premiado diretor Marco Aurélio e pela primeira turma do Curso de Artes Cênicas da UNICAMP. Ganhadora do prêmio Shell como melhor texto e o prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte pela categoria melhor espetáculo e autor, ambos em 2004.

A Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre (RS), traz a Brusque o espetáculo de rua “O Amargo Santo da Purificação” e encerra o festival no domingo (21/10). A peça é uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella. O poeta foi protagonista na luta contra as ditaduras do Estado Novo e do Regime Militar. Considerado sucesso de público e de crítica, a Tribo já percorreu 14 estados brasileiros, apresentando o espetáculo em mais de 60 cidades.

A programação completa do 15º Festival Catarinense de Teatro será divulgada na primeira semana do mês de novembro, contendo a lista dos selecionados para a Mostra Escola/Empresa. O festival é uma realização da Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Fundação Cultural e Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Funcultural, da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte e apoio do SESC Santa Catarina e da Secretaria de Educação de Brusque.

Confira a lista dos selecionados do 15º Fecate:

Espetáculo

Grupo

Cidade

A vida como ela é...

Teatro Sim porque não

Florianópolis

Baião de Dois

Grupo de Pesquisa Teatral Panacéia

São Bento do Sul

Crimes Delicados

Grupo Teatral Acontecendo por Aí

Itajai

Dois Perdidos numa noite suja

La Trama e Rústico Cia Teatral

Joinville

Entardecer

Dionisos Teatro

Joinville

Formas de Brincar

Erro Grupo

Florianópolis

Fulaninha e dona Coisa

Traço Cia de Teatro

Florianópolis

O Patinho Feio

Grupo GATS

Jaraguá do Sul

Pequeno Inventário de Impropriedades

Tespis Cia de Teatro

Itajaí

Tem Xente uma feiz

Cia Alma Livre

Jaraguá do Sul

Um Príncipe Chamado Exupery

Cia Mútua

Itajaí

Viandeiros

Luis Canoa Grupo Alkmico

Florianópolis

Serviço O quê: 15º Fecate – Resultado dos selecionados da Mostra Oficial Informações: www.fecate.blogspot.com
Realização: Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Fundação Cultural e Prefeitura de Brusque
Patrocínio: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funcultural.
Apoio: SESC Santa Catarina e Secretaria de Educação de Brusque.

Federação Catarinense de Teatro – FECATE
Jenifer Leu - Assessoria de Imprensa 15º Fecate
jenifer.leu@gmail.com / (47) 9609-8678
Acesse: www.fecate.blogspot.com / www.fecate.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário