quinta-feira, 18 de novembro de 2010

15º Fecate apresenta teatro de formas animadas nesta quinta-feira (18/11)

O 15º Festival Catarinense de Teatro – Fecate promove uma quinta-feira (18/11) recheada de espetáculos. A programação do dia inicia com as aulas da Oficina de Teatro de Rua com Toni Edson, das 08h às 12h, seguida da leitura dos espetáculos com os debatedores convidados Ney Piacentini (SP) e Amir Haddad (RJ), das 10h às 12 horas.

A Mostra Escola/Empresa vai visitar o Colégio São Luís nesta quinta-feira (18). Os alunos terão a oportunidade de assistir a peça “Teatro de Retalhos: O menino e a lua e o Peixinho Incolor” do grupo O Grito Cia de Theatro, de Blumenau. A apresentação será realizada em quatro sessões sendo às 10, 11, 14 e 15 horas no colégio.

O teatro de formas animadas encanta crianças e adultos pela arte da representação por meio de objetos, bonecos, máscaras e até sombras. O encanto aumenta mais em se tratando dos clássicos infantis, neste caso do conto “O Patinho Feio” de Hans Christian Andersen, contado pelo Grupo Gats de Jaraguá do Sul. Na montagem feita pelo grupo, a história ganha novos ares envolvendo a realidade com ficção. Sem texto e cenário, a magia do famoso conto se reinventa com os personagens feitos a partir de sacolas plásticas e das mãos dos atores. A peça mantêm a essência do famoso conto abordando de forma criativa os problemas de adaptação e aceitação enfrentados pelo personagem principal. O espetáculo será apresentado às 15 horas no Teatro da Azambuja. Censura Livre.

A programação da noite inicia às 19 horas com o espetáculo “Baião de 2” do Grupo Teatral Panacéia, de São Bento do Sul. A peça, uma homenagem ao Nordeste, propõe um passeio cultural popular em nosso país. Os personagens Cícero e Geraldinho, dois cabras da peste, estão em peregrinação pelo Brasil em busca de uma vida melhor. Na bagagem, eles trazem a única coisa que realmente possuem na vida, a sua cultura. O espetáculo se desenvolve em meio ao cordel, trava língua (literatura oral), poesia matuta (Patativa do Assaré), música, humor e o tempero do sotaque nordestino. A peça “Baião de 2” será realizada no Teatro Azambuja às 19 horas. Espetáculo recomendável para maiores de 10 anos.

Em seguida, o grupo Acontecendo por Aí de Itajaí apresenta o espetáculo “Crimes Delicados” às 21 horas no Teatro do Centro Comercial Empresarial Social e Cultural de Brusque. A peça conta a história de um casal de classe média que, influenciado pelas notícias de jornais, planeja a “eliminação” dos próprios pais. Para que dê certo, eles precisam treinar e iniciam pela eliminação dos animais de criação da família e, em sequência, da empregada. Espetáculo recomendável para maiores de 12 anos.

Os ingressos para os espetáculos “O Patinho Feio”, “Baião de 2” e “Crimes Delicados” já estão disponíveis e podem ser retirados na Fundação Cultural de Brusque, em troca de 1 litro de leite (caixinha) ou 1kg de alimento não perecível, menos sal. Outra opção é retirar os ingressos antes dos espetáculos no local de apresentação.

O 15º Fecate é uma realização da Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Fundação Cultural e Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Funcultural, da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte e apoio do SESC Santa Catarina e da Secretaria de Educação de Brusque. Confira a programação completa do 15º Fecate no www.15fecate.blogspot.com ou no site www.fecate.org.br.

Sinopse das peças:

O Patinho Feio

Grupo de Teatro GATS (Jaraguá do Sul – SC)

45 min - Livre

Na montagem feita pelo Gats, a história se passa numa fazenda onde uma menina se diverte com os mais diversos animais. Mesmo sem nenhum texto e cenário, a peça mantém a essência do famoso conto abordando de forma muito criativa os problemas de adaptação e aceitação enfrentados pelo personagem principal da história. Feitos apenas de sacolas plásticas e mãos dos atores, os personagens magicamente ganham vida, divertem e encantam.

Baião de 2

Grupo Teatral Panacéia (São Bento do Sul – SC)

50 min – Adulto (acima de 10 anos)

O espetáculo Baião de 2 (uma homenagem ao Nordeste), propõe um passeio cultural popular de nosso país. Em cena, os personagens Cícero e Geraldinho, dois cabras da peste que estão em peregrinação pelo Brasil, com o intuito de fugir da fome e da seca (que vira e mexe assola o sertão nordestino). Trazem na bagagem a única coisa que realmente possuem na vida, a sua cultura, e através dela ganham a vida e promovem a alegria fazendo uso do cordel, trava língua (literatura oral), poesia matuta (Patativa do Assaré), música, humor e todo tempero do sotaque nordestino.

Crimes Delicados

Grupo Teatral Acontecendo por Aí (Itajaí – SC)

60 min - Adulto (acima de 12 anos)

Um casal de classe média, influenciado pelas notícias de jornais, planeja a “eliminação” dos próprios pais, mas para isso decidem que precisam treinar. Iniciam pela eliminação dos animais de criação e, em seguida, da empregada.


Serviço:

O quê: 15º Festival Catarinense de Teatro – Fecate

Quando: quinta-feira (18/11)

Programação:

08h às 12h - Oficina de Teatro de Rua com Toni Edson

10h às 12h - Leitura dos Espetáculos com Ney Piacentini (SP) e Amir Haddad (RJ)

10, 11, 14 e 15h – Mostra Escola/Empresa

Peça “Teatro de Retalhos: O menino e a lua e o Peixinho Incolor” - O Grito Cia de Theatro (Blumenau)

Local: Colégio São Luís

15h - Espetáculo “O Patinho Feio” - Grupo Gats (Jaraguá do Sul)

Local: Teatro da Azambuja

19h - Espetáculo “Baião de 2” - Panacéia (São Bento do Sul)

Local: Teatro da Azambuja

21h - Espetáculo “Crimes Delicados” - Acontecendo Por Aí (Itajaí)

Local: Teatro do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque

Quanto: 1kg de alimento não perecível (exceto sal) ou 1 litro de leite (caixinha)

Ingressos: Fundação Cultural de Brusque

Informações: (47) 3396.8113 / 3351.2973 na Fundação Cultural de Brusque

Programação e Informações: www.fecate.blogspot.com / www.fecate.org.br


Realização: Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Fundação Cultural e Prefeitura de Brusque

Patrocínio: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funcultural

Apoio: SESC Santa Catarina e Secretaria de Educação de Brusque


2 comentários:

  1. Por que não tem as fotos dos espetaculos da MOstra Paralela Escola / Empresa? Alguma discriminação?

    Leandro de Assis
    O Grito Cia de Theatro

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro!
    Fotos de alguns dos espetáculos participantes da Mostra Teatro Escola/ Empresa já estavam disponíveis, como por exemplo: Eterno Verde, E seja o que Deus quiser..., Bom Apetite. Faltavam algumas fotos que dependiam de edição pela fotógrafa contratada, que estão postadas a partir de hoje, 29 de Novembro.
    Não pretendemos praticar discriminação, pedimos sinceras desculpas pela necessidade de organização e outros procedimentos, que impediram o ágil atendimento aos grupos participantes do Festival.

    Abraços,

    Comissão Organizadora 15ºFecate.

    ResponderExcluir