domingo, 21 de novembro de 2010

15º Festival Catarinense de Teatro encerra com teatro de rua neste domingo (21/11)

A cidade de Brusque foi invadida nesta semana pelos teatreiros do 15º Festival Catarinense de Teatro. Nesses cinco dias, a comunidade pode prestigiar alguns dos melhores trabalhos dos grupos de Florianópolis, Itajaí, Joinville, São João Batista, Ibirama, Blumenau, Chapecó, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. Para encerrar a programação, o festival apresenta neste domingo (21/11) o espetáculo “O Amargo Santo da Purificação”, da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre (RS).

O espetáculo é uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do poeta revolucionário Carlos Marighella. A dramaturgia elaborada pelo grupo parte de poemas de Marighella que transformados em canções são o fio condutor da narrativa. O poeta viveu e morreu durante períodos críticos da história contemporânea do Brasil, sendo protagonista na luta contra as ditaduras do Estado Novo e Regime Militar. A encenação coletiva para Teatro de Rua conta a história deste herói popular que os setores dominantes tentaram banir da cena nacional durante décadas.

Utilizando a plasticidade das máscaras, com elementos da cultura afro-brasileira e figurinos com fortes signos, a encenação cria uma fusão do ritual com o teatro e a dança. Através de uma estética “glauberiana”’, a Tribo, que já possui 30 anos de história, traz uma abordagem épica das aspirações de liberdade e justiça do povo brasileiro. A apresentação do espetáculo será realizada na Praça do Sesquicentenário às 18 horas.

Os teatreiros estão convidados a participar de mais uma leitura dos espetáculos, com os debatedores convidados o diretor e professor Amir Haddad, do Rio de Janeiro (RJ), e o presidente da Cooperativa Paulista de Teatro Ney Piacentini, de São Paulo (SP). O último encontro para a leitura dos espetáculos ocorre na Fundação Cultural de Brusque das 14 às 16 horas.

O 15º Fecate é uma realização da Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Fundação Cultural e Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Funcultural, da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte e apoio do SESC Santa Catarina e da Secretaria de Educação de Brusque. Confira a programação completa do 15º Fecate no www.15fecate.blogspot.com ou no site www.fecate.org.br.


Serviço:

O quê: 15º Festival Catarinense de Teatro – Fecate

Quando: domingo (21/11)

Programação:

14h às 16h - Leitura dos Espetáculos com Ney Piancentinn (SP) e Amir Haddad

18h - Encerramento do Festival

Espetáculo Nacional “O Amargo Santo da Purificação”

Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre – RS)

Local: Praça do Sesquicentenário

Quanto: Gratuito

Informações: (47) 3396.8113 / 3351.2973 na Fundação Cultural de Brusque

Programação e Informações: www.fecate.blogspot.com / www.fecate.org.br


Realização: Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Fundação Cultural e Prefeitura de Brusque

Patrocínio: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funcultural

Apoio: SESC Santa Catarina e Secretaria de Educação de Brusque

Nenhum comentário:

Postar um comentário