sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Rua, Palco e Formas Animadas no Sábado 20 Novembro!!!!

Programação do 15º Fecate - sábado (20/11)

Conhecido por suas atuações em lugares públicos e pela diluição da arte no cotidiano, o ERRO Grupo participa do 15º Festival Catarinense de Teatro – Fecate com o espetáculo “Formas de Brincar”.

Na peça o grupo traz ao público o jogo das Cinco Marias, brincadeira feminina que, aos poucos, por conta da estilização, deixou de ser popular. Formas de brincar é a intersecção da arte ao cotidiano, pensada por meio dos jogos no ambiente urbano. A apresentação do ERRO Grupo, de Florianópolis, será realizada às 10 horas na Praça Barão de Scheneeburg.

Em seguida, os teatreiros estão convidados a participar de mais uma leitura dos espetáculos, com os debatedores convidados o diretor e professor Amir Haddad, do Rio de Janeiro (RJ), e o presidente da Cooperativa Paulista de Teatro Ney Piacentini, de São Paulo (SP). A leitura dos espetáculos ocorre no dia seguinte de cada apresentação, a conversa é aberta aos participantes e convidados. Neste sábado (20) e domingo (21/11) as leituras serão realizadas na Fundação Cultural de Brusque das 14 às 16 horas.

À tarde, a comunidade e os alunos do CEI Professora Noêmia Fialho irão conhecer as aventuras de Exupéry, um jovem e destemido aviador. Junto de seus amigos, formam “Os cavaleiros do Céu” que enfrentam o mar, o céu e o ar, a noite, o deserto, as montanhas e tempestades. Tudo isso para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Essa vida de mistério, perigo e aventura faz com que Exupéry se inspire e escreva um livro. O espetáculo “Um príncipe chamado Exupéry” da Cia Mútua, de Itajaí, será apresentada no CEI Professora Noêmia Fialho nos seguintes horários: 15h, 17h e 19 horas. Censura livre.

O grupo Teatro Sim... Por que não? de Florianópolis apresenta as tragicomédias do cotidiano escritas por Nelson Rodrigues com a peça “ A Vida Como Ela é...”. Adaptadas para o teatro, as histórias colocam no centro da discussão ciúmes e obsessões, dilemas morais, inveja, desejos desgovernados, adultério e sexo. A apresentação do espetáculo ocorre no Anfiteatro da Unifebe às 21 horas. Peça recomendada para maiores de 15 anos.

A Fundação Cultural de Brusque e o Circulo Italiano de Brusque apresentam o espetáculo convidado “Anita”, do grupo Collettivo di Ricerca Teatrale da Itália. A peça conta a parte mais desconhecida da vida de Ana Maria: a sua infância, juventude, seus sonhos e desilusões, até o incrível encontro com o “Herói de dois mundos”, que a torna famosa no mundo com o nome Anita Garibaldi. O espetáculo será apresentado no Teatro da Azambuja às 20 horas.

Os ingressos para os espetáculos já estão disponíveis e podem ser retirados na Fundação Cultural de Brusque, em troca de 1 litro de leite (caixinha) ou 1kg de alimento não perecível, menos sal. Os interessados podem retirar os ingressos também antes dos espetáculos no local de apresentação.

O 15º Fecate é uma realização da Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Fundação Cultural e Prefeitura de Brusque, com patrocínio do Funcultural, da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte e apoio do SESC Santa Catarina e da Secretaria de Educação de Brusque. Confira a programação completa do 15º Fecate no www.15fecate.blogspot.com ou no site www.fecate.org.br.

Sinopse das peças:
Formas de Brincar
55 min / Livre / Espetáculo de Rua
ERRO Grupo – Florianópolis, SC
Em Formas de Brincar, o grupo explora o jogo na dramaturgia e traz ao público o jogo das Cinco Marias, brincadeira feminina que, aos poucos, por conta da estilização, deixou de ser popular. Formas de Brincar é a continuidade de um dos focos de pesquisa do grupo – a intersecção da arte ao cotidiano, pensada por meio dos jogos que permeiam o ambiente urbano em forma de teatro de rua, intervenção urbana e performance.

Um Príncipe chamado Exupéry
50 min – Livre - Cia Mútua – Itajaí, SC
Exupéry é um jovem e destemido aviador. Ele e seus amigos, que juntos formam “os cavaleiros do céu”, enfrentam o mar, o céu e o ar; a noite, o deserto, as montanhas e as tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Essa vida de perigo, mistério e aventura inspira Exupéry a começar a escrever sua obra.

A Vida Como Ela É...
70 min / Adulto (a partir de 15 anos)
Teatro Sim... Por que não – Florianópolis, SC
Tragicomédias do cotidiano escritas por Nelson Rodrigues e adaptadas para teatro, colocam no centro da discussão ciúmes e obsessões, dilemas morais, inveja, desejos desgovernados, adultério e sexo.

Anita
Collettivo di Ricerca Teatrle – Vento - Itália
A peça conta a parte mais desconhecida da vida de Ana Maria: a sua infância, juventude, seus sonhos e desilusões, até o incrível encontro com o “Herói de dois mundos”, que a torna famosa no mundo com o nome Anita Garibaldi.


Serviço:
O quê: 15º Festival Catarinense de Teatro – Fecate
Quando: sexta-feira (19/11)
Programação:
10h - Espetáculo “Formas de Brincar” - Erro Grupo (Florianópolis)
Local: Praça Barão de Scheneeburg
14h às 16h - Leitura dos Espetáculos com Ney Piancentinn (SP) e Amir Haddad (RJ)
15, 17 e 19h - Espetáculo “Um Príncipe chamado Exupéry” - Cia Mútua (Itajaí)
Local: CEI Professora Noêmia Fialho
16h às 18h Reunião da Fecate (somente para filiados)
20h - Espetáculo “Anita”
Collettivo di Ricerca Teatrale (Vitório Venete, Veneto – Itália)
Local: Teatro da Azambuja
21h - Espetáculo “A Vida como Ela é” - Teatro Sim... Por que Não?!!! (Florianópolis)
Local: Teatro da Unifebe
Quanto: 1kg de alimento não perecível (exceto sal) ou 1 litro de leite (caixinha)
Ingressos: Fundação Cultural de Brusque
Informações: (47) 3396.8113 / 3351.2973 na Fundação Cultural de Brusque
Programação e Informações: www.fecate.blogspot.com / www.fecate.org.br

Realização: Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Fundação Cultural e Prefeitura de Brusque
Patrocínio: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funcultural
Apoio: SESC Santa Catarina e Secretaria de Educação de Brusque

Federação Catarinense de Teatro – FECATE
Jenifer Leu - Assessoria de Imprensa 15º Fecate
jenifer.leu@gmail.com / (47) 9609-8678
Acesse: www.fecate.blogspot.com / www.fecate.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário